quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Consertando um caixa de som de micro!

  
     Neste post vou mostrar o reparo de um amplificador de caixa de som de micro, daquelas bem baratinhas, que muita gente nem acha que vale a pena arrumar, mas aqueles que gostam de fuçar em tudo aproveitam para se divertir. A caixa de som amplificada é de um kit barebone Dr. Hank. Ela estava funcionando normalmente quando passou a emitir chiados, ruídos, estalos, mesmo com o volume no mínimo.


Foto do kit Dr. Hank Gavião Real composto por gabinete, teclado, mouse e caixas de som

     Pensei inicialmente se tratar de mau contato no cabo de áudio que liga o micro as caixas, pois quando eu mexia no cabo o ruído parava, porém logo voltava o ruído e este passou a ficar mais frequente, perdendo o áudio também. Notei também que desligando e religando a caixa o som voltava por uns instantes, depois voltavam os problemas.

     Abrindo a caixa procurei logo algum capacitor que pudesse estar vazando, inchado, mas nada feito. Também não encontrei nenhuma trilha quebrada ou solda fria. Coloquei limpa contatos no potenciômetro de volume, mas nada resolveu.
Como o circuito é bem simples, apenas um circuito integrado e componentes discretos, suspeitei do circuito integrado. Colocando o dedo em cima do CI observei que ele estava bem quente, o que não é normal. Este aquecimento e o tipo ruído causado levam a crer que o CI estava defeituoso, então resolvi trocá-lo.

     O circuito integrado é um amplicador de áudio EX 2822, possui oito pinos, dois para a alimentação, dois para as saídas e quatro para as entradas.


   Circuito sugerido pelo fabricante no datasheet

      O circuito da figura acima é sugerido pelo fabricante do circuito integrado e amplamente utilizado neste tipo de caixa de som, pois com poucos componentes externos temos um amplificador completo.

      O datasheet pode ser encontrado no link:

Datasheet TDA2822

     Para minha surpresa, após a troca do CI, continuou o aquecimento do integrado. Desconectei então os pinos 1 e 3 do integrado para isolar o estágio de saída do mesmo, pois possivelmente o estágio de saída estava drenando mais corrente do que deveria. Após a desconectar os pinos observei que o integrado ficava frio. Retirei então os capacitores da saída para medir com um capacímetro e, para minha surpresa, os dois capacitores estavam com valores alterados, de 220uF para 470uF. Os capacitores de 100nF estavam ok. Após a substituição dos dois capacitores de saída o áudio ficou ok e o CI permaneceu operando em temperatura adequada.



             Foto circuito do amplificador

Os capacitores trocados foram C6 e C7, que no esquema sugerido pelo fabricante são de 100uF e são conectados diretamente nos pinos de saída do CI pinos 1 e 3.

O custo dos componentes foi:

1- TDA2822 – R$ 1,00
2- Capacitores de 220uFx16v – R$ 0,30

Enfim, um reparo simples, barato e divertido que devolveu vida as caixas de som evitando que fossem parar no lixo, pelo menos por mais algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário