domingo, 6 de novembro de 2011

Soluções Microsoft para Monitoração e Gerenciamento de TI

     A Microsoft possui uma linha de produtos para monitoração e gerenciamento chamada de System Center. O objetivo do System Center é o gerenciamento dinâmico de TI, integrando e automatizando os serviços de gerenciamento para possibilitar uma maior visão estratégica da TI dentro das empresas.

     As empresas precisam de um ambiente de TI que se adapte rapidamente as mudanças visando uma ação mais próxima da TI com os negócios da empresa. O System Center captura e agrega conhecimento sobre a infra-estrurura, processos e práticas de modo que os profissionais de TI possam agir para fornecer melhores serviços e com menores custos.

     As soluções System Center da Microsoft monitoram e gerenciam ambientes físicos e virtuais de TI, desde data centers até computadores e dispositivos. Abaixo segue a lista das soluções System Center:

  • Configuration Manager 2007 R3: Utilizado para aumentar o conhecimento e o controle de  sistemas de TI, em ambientes físicos ou virtuais.
  • Operations Manager: Ajuda no aumento da eficiência das empresas permitindo um melhor gerenciamento de serviços.
  • Data Protection Manager 2010: Oferece proteção unificada de dados tanto para servidores quanto para computadores que utilizem Windows.
  • Virtual Machine Manager: Centraliza o gerenciamento da infra-estrutura de TI, possibilitando otimização dos recursos para virtualização.
  • Essentials 2010: Indicado para ambientes de TI de médio porte permite gerenciar de forma simples e eficiente toda infra-estrutura a partir de um único console.
  • Service Manager 2010: Oferece uma solução moderna para atender as necessidades de um Help Desk de TI.
  • Opalis: Organiza e integra as soluções System Center permitindo a interoperabilidade em um data center.
  • AVICode: Recomendada para gerenciamento de aplicativos .NET, permite uma visão completa do comportamento dos aplicativos.
  • System Center Advisor: Avalia as configurações dos servidores para possibilitar ao profissional de TI uma ação proativa.
     O System Center Essentials 2010, que é indicado para pequenas redes, facilita e muito o gerenciamento dos servidores, desktops e dispositivos. Esta e outras soluções utilizam MP's, ou Management Packs, que são configurações pré-definidas para monitorar servidores. Grande parte do sucesso na utilização destas ferramentas depende das definições dos alertas que devem ser configurados no monitor (monitor de utilização de memória, disco, processador, etc). O administrador de rede poderá então ter um forte aliado para monitorar seus servidores.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário