quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Soluto - Programa para análise de tempo de boot

     
     Alguns dias atrás notei que meu PC estava mais lento para iniciar, parecia levar o dobro do tempo normal. Passei o antívirus para ver se não era alguma infecção, fiz checkdisk e defrag no HD e também removi alguns programas que tinha instalado anteriormente. Mesmo assim o PC continuou lento. Uma dica nestes casos é desabilitar programas na inicialização, mas como saber qual é o programa que está deixando a inicialização lenta? Depois que o micro já está rodando é só verificar no Gerenciador de tarefas quem é o programa que está utilizando muita CPU ou memória, mas durante a inicialização não temos como saber.

     Pesquisando na internet encontrei um software chamado Soluto - Anti Frustation Software cuja função é analizar toda a inialização dos serviços e aplicativos e o tempo de cada um. Este programa possui uma interface muito amigável e acredito ser muito útil para técnicos em manutenção. Você pode ver qual a porcentagem de tempo que um programa ocupa durante a inicialização. Veja na tela abaixo a primeira análise que eu fiz:


Primeira análise: 4 min e 13 seg.

     Podemos ver que o boot total levou 4:13 min (este é o tempo de todos programas carregarem, o PC já fica operacional antes que todos carreguem). O Soluto acusou 89 aplicações na inicialição e mostra uma linha de tempo com o tempo de cada programa. Passando o mouse em cima do programa temos informações detalhadas:

Linha de tempo com o tempo de cada aplicação na inicialização.

     Assim fica fácil descobrir o vilão, descobri inclusive um malware na inicialização, removi também aplicativos da HP que estavam sem uso e o resultado final pode ser visto abaixo:

Análise final: 1 minuto e 48 segundos de boot.

      O resultado final é muito bom, ao invés de eu ter ficado retirando aplicativos que ocupam apenas 0,5 segundos fui direto aos culpados. A próxima figura mostra que o VMware ocupa 36 segundos no boot o que corresponde a 32% do tempo de boot.

Visualização avançada de um aplicativo:VMware com 32% do tempo de boot.


     Como o VMware é um aplicativo que eu uso muito eu não o removi, caso contrário seria o primeiro a ser desinstalado. Caso não queira remover um programa, mas ainda assim queira reduzir o tempo de inicialição, observe, na figura acima, os botões Pause, Delay e In Boot. No meu caso o VMware está na opção In Boot, marcando a opção Pause o VMware só vai subir quando eu quiser usá-lo, marcando a opção Delay o VMware vai subir automaticamente depois da inicialização. Deixei o meu VMware In Boot já o tempo de boot já melhorou significativamente. Passou de 4:13 minutos para 1:48 minutos, bem melhor graças ao Soluto!

     Um vídeo bem divertido da Soluto sobre a idéia deles que vai além da análise do tempo, mas da apresentação de soluções para os problemas:




Soluto - Anti Frustration Software from Soluto on Vimeo.
 

     O Soluto também otimiza o tempo de inicialização dos browsers. Eu atualmente utilizo o Chrome, mas já tive problemas de lentidão com ele devido a uma extensão instalada. Mais uma excelente utilidade do Soluto, pois ele te mostra todos plugins e extensões de todos os browsers e permite desabilitá-los. Mostra informações sobre eles e estatísticas de quantos usuários já desabilitaram determinada extensão, visando facilitar a decisão de desabilitá-la ou não:

Otimização de inicialização de browsers.

     Recomendo o Soluto a todos técnicos ou mesmo aqueles que querem melhorar o desempenho do seu computador. No meu caso foi uma ferramenta muito útil!

     Maiores informações e download do software:

Um comentário:

  1. Bom texto e informação. Anotei aqui, a hora que der um tempinho testo ele ;)

    ResponderExcluir