quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Instalações elétricas aparentes com Conduletes Top Tigre

 
     Instalações elétricas aparentes são feitas apenas em último caso, quando não existe outra alternativa para passagem de fiação e instalação de tomadas e interruptores. Neste caso é importante uma atenção ao acamento da instalação já que ela irá ficar aparente, cabendo ao instalador uma atenção especial quanto a estética além é claro da segurança da instalação.

     Uma alternativa para instalações aparentes é a utilização de conduletes Top  da Tigre. Outras opções são utilização de canaletas ou eletrodutos, mas aqui iremos focar na utilização dos conduletes.

     Os conduletes Top são utilizados para instalação elétrica de baixa tensão, telefonia e rede lógica, proporcionam um excelente acabamento e garantem proteção mecânica para a fiação. São de fácil instalação, pois as peças são de encaixe e tem diversas opções de utilização. Uma caixa 4x2 pode ser utilizada em diversas configurações bastando para isso retirar uma tampinha e colocar o adaptador para o condulete, sem necessidade de fazer rosca alguma.

 
     As montagens que fiz com estes conduletes Top da Tigre foram bem fáceis, utilizei conduletes de 3/4", mas existe de 1/2" e 1" também. As fotos mostram uma instalação feita dentro de um galpão e na área externa de uma residência (feita para esconder o cabo de um split que estava atravessado na parede).


     Nas figuras abaixo podemos ver a montagem de uma caixa com seus acessórios e as possibilidades de montagem:






     Maiores informações podem ser obtidas no site da Tigre no link:
http://www.tigre.com.br/pt/produtos_linha.php?rcr_id=5&cpr_id=12&cpr_id_pai=4&lnh_id=33

3 comentários:

  1. Olá

    Estamos querendo fazer a instalação elétrica de nossa casa com Conduletes Top da Tigre. Mas estamos com bastante dificuldade em encontrar tomadas e interruptores que encaixem nos conduletes. Segundo os nossos fornecedores, as tomadas que eles vendem são de tamanhos diferentes.

    Você passou por este problema também? Qual a marca que utilizou?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. excelente post. me ajudou na hora de comprar materiais eletricos zn, obrigada de verdade

    ResponderExcluir